Blog

Blog

3 coisas que ninguém te contou sobre o rádio. Silvia Sprenger abre o jogo!

7 de outubro de 2019

É dia de semana, você acorda, se arruma, toma o café da manhã, entra no carro para ir ao trabalho e liga o rádio. Pois é, esses são os primeiros passos de muitos brasileiros para começar o dia. 

Segundo a última edição do Book de Rádio lançado pelo Kantar IBOPE Media, o rádio é ouvido por 83% da população nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas. E mais! 3 a cada 5 ouvintes escutam o rádio todos os dias, em uma média de 4 horas e 33 minutos. 

Mas, já parou para pensar como tudo acontece, para que você possa ligar o rádio e ouvir o melhor da programação? 

O papo de hoje, aqui pelo Blog do Rádioads, é sobre os bastidores dos programas de sucesso da rádio. A Silvia Sprenger, locutora da rádio Mundo Livre FM, abriu o jogo e falou sobre o que nunca te contaram. 

tudo sobre o rádio

Foto: Marcel Rodrigues

1. As músicas da programação

“Sil, eu adorei a música que você escolheu para tocar antes do break no início do programa.”. Hmmm, não é bem assim! As músicas que são inseridas na programação, na verdade, não são escolhidas pelos próprios locutores. Elas já ficam pré-selecionadas, por um profissional com essa função. 

“As pessoas sempre comentam isso e elas não imaginam que tem uma programadora que faz esse trabalho hercúleo, que é montar a programação de uma rádio para todos os 7 dias da semana. Uma coisa insana!” – comenta Silvia.

Mas, todos os pedidos de músicas chegam para o locutor, que acompanha ao vivo!

 

2. Equipe em estúdio

 

Quem vem participar aqui comigo no Guia Prático para um Mundo Livre, acha que eu tenho um time aqui comigo.

 

Se engana quem imagina que o locutor está acompanhado de uma grande equipe para que o programa vá ao ar. Existem casos em que o locutor está sozinho no estúdio, operando a mesa, preparando as pautas, recebendo as mensagens dos ouvintes e tocando o programa. A equipe por trás de tudo, não fica junto ao locutor. 

 

3. O trabalho de locutor vai além

Diferente de algumas profissões, o locutor não pode somente chegar na rádio e começar a falar. Existe um preparo com fonoaudióloga para cuidados com a saúde da voz e aquecimento diariamente! 

Além do preparo com a voz, ser locutor é, sim, um trabalho bem árduo, que vai além de falar no ar.

 

Anuncie na rádio!

Cada uma de nossas rádios conversa com um público específico e com comportamentos diferentes. Baixe os mídia kits da 98FM e da Mundo Livre FM, e fale com os nossos especialistas para anunciar a sua marca.

 

> Clique aqui e baixe o mídia kit das rádios 98FM e Mundo Livre FM. <

 

Leia também:

> Comportamento do consumidor X Rádio: como o meio se adaptou às mudanças?

> Anunciar no rádio: saiba como escolher a rádio ideal para veicular! 

> Análise de dados: como ela impacta no sucesso da sua campanha?